Pessoas saudáveis!

  Автор:

sinta-se bemO que significa exactamente, para si, a palavra "saudável"? Esta palavra é por nós usada frequentemente apenas descrever a ausência de doença: se não sofre de cancro ou de qualquer espécie de doença cardio-vascular e nunca falta ao emprego, então é, com certeza, uma pessoa saudável.

É, contudo, provável que se sinta constantamente cansado, abatido, se constipe com frequência, se sinta sem energias ou entusiasmo e incapaz de fazer o que quer que seja depois de um dia de trabalho a não ser estender-se à pé. Se lhe falta energia, vitalidade e entusiasmo, será que se pode considerar uma pessoa verdadeiramente saudável?

Ora, achar que é saudável e sofrer de obesidade, insónia, azia, cansaço, falta de apetência sexual ou tensão pré-menstrual revela da sua parte uma má interpretação da palavra “saúde”, já que a verdadeira saúde está na ausência de pequenas queixas frequentes deste tipo. A saúde é muito mais do que a ausência de doença – é uma sensação plena de bem-estár.

Até que ponto é saudável?
Saúde significa:

  • Trabalhar todo o dia e ter ainda energias para tirar o maior partido de uma saída nocturna.
  •   Combater a pressão e o stress.
  •   Ter uma mente atenta e activa.
  •   Resistir às infecções, o que significa que o seu sistena imunitário está a funcionar devidamente. Saliente-se que grande parte das infecções astão relacionadas com carências de vitaminas várias.
  •  Aspecto saudável. Saúde e beleza vão de par, e o aspecto da pele e do cabelo reflectem a qualidade da dieta que fazemos. Manter a saúde é um desafío constante, e uma nutrição adequada tem um papel fundaamental na resposta a este desafio.
Interessante artigo? Por favor, compartilhe com outras pessoas:
Como ter sucesso nos negócios, cumprir um milhão de amigos e manter a saúde

Deixe seu comentário ou pergunta